sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Um brinde à boa música, sem preconceitos!

Mozart ou Beyoncé? Não importa o que você mais goste, sempre vai ter alguém pra dizer que esse ou aquele é melhor, ou porque usa mais o intelecto nas letras, ou porque é mais dançante, enfim, juízos de valor que tendem a ser muito pessoais.
E nessas 'disputas' nem sempre amigáveis, pessoas falam mal daquilo que nem sequer ouviram. Julgam apenas pela embalagem, simples assim. Um dia li uma reportagem em que um homem estava comprando um CD, "Beach Boys para crianças", e dizia que seu filho tinha que saber o que é música boa desde cedo. Não concordei com isso, claro, pois música boa, antes de tudo, é aquela que mais te agrada, e ponto final.
Todos tendemos a ser meio preconceituosos quando o assunto é música, e precisamos aprender a lidar com isso. Se gosto da Avril Lavigne, é porque a música dela me tocou, e só. Pode o papa me dizer que é porcaria que não vou ligar e continuar ouvindo. E vou respeitar você, mesmo que goste de Calypso (só um exemplo de algo que eu não gosto, que fique bem claro).
A música é como tudo na vida: cada tipo agrada a uma tribo diferente, e às vezes tem aqueles, que como eu, gostam de muitas coisas diferentes entre si. O essencial é que todos se respeitem, e se permitam ousar a conhecer aquilo para que dizem "eca!" sem ao menos conhecer. Desprenda-se.

Pauta do Blorkutando

5 estórias:

Liz / Falando de tudo! disse...

ah, gosto nao se discute!
mas eu odeio que me dritiquem...tô sempre armando um pé de briga se alguém tenta me mudar , odeia gente assim! e comigo nao tem acordo, se eu gosto, eu gosto!
bom final de semana!!

Jerri Dias disse...

Concordo em parte, afinal gosto não se discute... se lamenta. hehe.
Claro que o mais importante na música é o fato dela agradar aos nossos ouvidos, não interessando se é clássica, pop ou pagode.
Mas também é fato que para apreciar melhor uma música você pode sensibilizar tanto seu ouvido quanto seu intelecto para isso. Isso se chama educação musical. Da mesma forma que quando você é criança você só come mingau, ao crescer você vai reconhecendo nvos sabores e pratos até que, se você tiver grana suficiente, estar comendo no melhores restaurantes, onde certamente o chef faz um prato infinitamente superior ao do boteco da esquina.
O mesmo se dá com a música. O talento vocal de determinados artistas são muito superiores ao de outro.
Assim como o talento para escrever letras.
E o mesmo vai para a habilidade de compor melodias.
E para qualquer um que tenha estudado música, tirando fora a letra (que eles não usam), qualquer compositor de música erudita é superior a qualquer banda, por melhor que ela seja.
Mas é sempre bom lembrar que a prova definitiva da qualidade de uma música, compositor, cantor(a)ou banda é o tempo. 90% de todos os músicos que nós conhecemos ou conheceremos são completamente esquecidos em no máximo uma geração (20 anos) após a morte ou desmantelamento da banda e apenas os bons continuarão sendo escutados e apreciados.
Mas como vc mesmo disse, o importante é curtir a música.
Eu tenho um post que fala sobre nostalgia e música que tenta mostrar o quanto este tio dos Beacxh Boys está equivocado. Procura lá no blog SAUDADES DOS ANOS 70, 80, 90.

Mary West disse...

Ahh eu concordo ó. Tipow, cada um no seu quadrado sac? Naum vou te xingar q escutas axé, mas tb naum me provoque com meu odio a qualquer música nacional. Gosto é gosto.

Camila :) disse...

éh e eu sempre digo: gosto naum se discutee ahuauha

bejooo

Mary West disse...

Eu naum vou negar que tenho um poquim de preconceito, mas naum vou deixar de gostar de alguém por conta do gosto musical. As vezes vale a pena tentar e naum tocar muito no assunto mesmo.