terça-feira, 28 de outubro de 2008

As lendas midiáticas

A mídia sempre procura algo em que se apoiar. E quando se tratam de assassinatos, ela cai em cima de alguns casos específicos, como o de Suzane von Richtofen, que matou seus pais, o de Tarsila Gusmão e Maria Eduarda Dourado (pra quem não é de Pernambuco, esse é um caso de duas meninas que desapareceram e depois foram encontradas mortas. O caso teve repercussão no estado por mais de um ano.), o do menino João Hélio, a da Isabela Nardoni e agora o recente caso de Eloá.
Quando acontece algo assim, a mídia faz abordagens excessivas sobre o assunto: tem programas que chegam até a tirar sua programação normal para fazer críticas (realistas ou não), debates e documentários especiais sobre o caso. Quem, assim como eu, queria ter informações sobre outros fatos acaba se sentindo bombardeado por informações sobre um só assunto. Parece que acabou o resto do mundo, e só interessa aquilo ali. Claro, se alguém morreu, é bom saber porque e como isso ocorreu, é bom estar bem informado. Mas o que ocorre atualmente vai bem além disso: as pessoas que geralmente não têm tanto interesse em assistir noticiários ou ler jornais acabam indo para as páginas que falem do assassinato em questão. Fazem comunidades no Orkut, blogs, põem fotos de quem foi assassinado em suas páginas na internet. Porém se esquecem que casos como esses priorizados pela mídia acontecem todos os dias em vários locais do mundo.
Não quero aqui fazer um manifesto a favor da frieza, mas apenas dizer que as pessoas deveriam ser mais imparciais com relação aos fatos que ocorrem. Isso não quer dizer que você não pode ficar revoltado e achar errado, e sim ter a consciência de que isso acontece, aconteceu e sempre vai acontecer, pois está fora do nosso controle. Se vivemos num mundo de desunidos e principalmente de egocêntricos, como podemos achar que só a nossa revolta vai conseguir modificar o mundo? Precisamos de mais atitude, e menos "chororô", isso é verdade!!

Pauta do Blorkutando

11 estórias:

marina. disse...

gente, desculpa, me empolguei :X

marina. disse...

É complicado. Acho que é certo dar um pouco mais de atenção pra casos mais 'diferentes' como esses que você citou. UM POUCO MAIS DE ATENÇÃO, não quer dizer que a programação tenha que mudar, que os noticiarios devem falar apenas sobre isso, que o mundo tem que girar em torno disso. Acho que insanidade maior do que matar a ex, é criar um blog, um orkut, uma comunidade, ou coisas do genero, pra uma pessoa que você não conhece. Alguns tem comunidades do tipo "te odeio sua biscate", ou "odeio gente que se acha", e junto destas..."vá com Deus Eloá". (Deixando bem claro que não estou querendo dizer nada, só peguei como exemplo.)Será que alguem já se perguntou sobre a personalidade dela? não. Ninguem fez isso.E se tivesse feito, não teria comunidade-homenagem. Isso é classico de pessoas que não tem uma vida fora da internet, só sabem dos acontecimentos com mais repercussao. Aposto que poucos sabem do mocinho bom que trabalhava pra ajuda a família e foi baleado por engano por traficantes da rua de baixo da sua, ou da senhora que foi atropelada quando saía da padaria, mae da sua vizinha. São fatos que estão a nossa volta e deixamos de prestar atençao pra criar homenagens pra pessoas que nunca vimos na vida. Revoltante, porém, real.

Liz / Falando de tudo! disse...

eu vi a repercussao, pois assino a globo.com, e acho que nosso brasil gostam de explorar esse tipo de coisa, o que é uma pena!

Manteiga Voadora disse...

Oi!! Adorei seu blog, sera que nos podemos linkar?? Grande Beijo!!

Vilma Araujo

Manteiga voadora Designs

Mary West disse...

Concordo plenamente. A mídia arma um grande circo, mas a real é que o povo brasileiro simplesmente adora uma boua desgraça.

Ronaldo Santos disse...

Dia 31 vem chegando, prepare-se para a blogagem coletiva!

"Junte sua mãe, seu cachorro e sua sogra
Traga todo mundo o coro vai comê!"

Grande abraço e estou no aguardo.

Ronaldo - Vida Blog

Yasmin disse...

criaram um grande circo e esqueceram a ética jornalistica,colocaram suas reputações em jogo numa disputa ridicula só com interesse em alimentar a curiosidade do povão.bjos

Jacqueline Ribeiro disse...

A mídia é uma porcaria, eles só passam o que querem destacar, sendo ou não importante para a sociedade! Ela não é usada como deveria ser... A mídia na verdade deveria ser usada como algo para o bem público.

Camila disse...

olhaaa eu axo uma falta de importanciaa com as pessoas qndo só se falaa em um assunto ;S
como o caso da Isabella auhhua aarg detestoooo


bejoo

Bella disse...

Concordo com tudo que vc disse...ninguém merece essa mídia excessiva, chega a ser invasiva

/natalinha disse...

O povo adora desgraça amiiga, por isso que da audiencia .
Se nego não ficar muiito ligado, simplesmente as coisas não serão mais assim tão grotescas .

Bj bj =*