segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O que escapa à nossa atenção

Não sei porque hoje me deu vontade de falar de uma coisa que nunca li a respeito (se li, não lembro de jeito nenhum). Sabe quando tem algo que a gente presta muita atenção e se dedica àquilo de uma maneira tão exclusiva (tá, isso foi redundante, relevem) que esquece completamente das outras coisas? Pronto, é sobre essas outras coisas que vou falar. Ainda tá confuso(a)? Calma que eu vou explicar.
Quando assistimos a um filme, por exemplo, nos prendemos a algo em especial: a trilha sonora, um ator, um local, uma cena específica...e vemos tudo pelo ponto de vista do "ângulo" escolhido. Às vezes nem nos damos conta que as nossas opiniões são condicionadas pelos tais ângulos, e perdemos de vista a oportunidade não de sermos imparciais, mas de termos uma opinião um pouco mais ampla sobre o assunto.
A falta dessa opinião ampla condiciona o "achismo" de toda uma sociedade. Por vezes nos comportamos como se fôssemos senhores da verdade, mas o que julgamos verdade é o que vemos de acordo com a nossa cultura, advinda de nossa formação, de onde obtivemos várias preferências ao longo da vida. O que não fazemos questão de enxergar poderia muito bem facilitar nossos caminhos caso enxergássemos.
Outro exemplo: você olha tudo de acordo com a sua cultura. Se você acha errado homossexuais se beijando em público, vai abominar que tenham uma opinião contrária a sua. Se colocar no lugar do outro é outra maneira de ver a vida, e te ajudará a ser mais tolerante e flexível.
Pense nisso quando for tomar decisões ou quando for lidar com pessoas de opiniões diversas. É um conselho para a vida inteira. Isso me martelou por tanto tempo na minha vida e sei que, se levado a sério, esse modo de encará-la é bem realista e satisfatório.

14 estórias:

Juh Lima disse...

Primeiramente: Adorei muito seu layout! :D Segundo sobre o post: Adorei também. Rs :P Acho que nós criamos nossas próprias verdades, e ai entra o lance do achismo. Por isso, que eu acredito que não existem verdade absolutas! :D
Beijocas :***

Gabi disse...

Oi...
Também concordo com você! Acho que deveriamos sempre tentar ver todos os ângulos. Mas não sermos influeniados pela nossa cultura é quase impossível... =/
bju

Cammy S. disse...

Eu acho assim na vida a gente tem milhares de coisas pra fazer e não vale a pena se dedicar a uma coisa só e esqucer do resto,tudo é questão de equilibrio!

ღ P®ï em Formล ღ disse...

Oi Fabi!

Estou passando para conhecer teu blog e te convidar a conhecer o meu: http://www.priemforma.com

Essa semana até sábado tá rolando um super sorteio de um kit da mix use.

Te espero lá!

http://www.priemforma.com/?p=459

Se preferir digite no google "Pri em Forma"

Boa Sorte!

Yasmin disse...

lindo layout, ficou muito bom, e sobre o texto, aprendi a ver as coisas desse jeito depois de uma catastrófe que aconteceu na minha vida...hoje não vejo só o lado mais conveniente e sim todos,mesmo que não seja aquilo que queria ver...bjoosss

Mademoiselle S disse...

o budismo diz que é preciso não pensar em nada para tudo, só assim conseguiremos analisar as coisas sem nossos pré-conceitos. mas eu acho que a forma que vemos as coisas é o que nos faz ser o que somos. [não sei se conseguirei ser clara o bastante...] porque somos nossas virtudes e nossos defeitos, somos nossos pontos de vista tbm. embora muitas vezes a melhor coisa a se fazer seja enxergar as coisas por um novo ponto de vista.

bjs

Larissa Gomes; disse...

Oii.
Acho que deveriamos ver tudo por todos os pontos de vista. e não apenas por um.

bjs

Ariana Luz disse...

Bah, foi uma aventura legal mesmo! hushauhua
Poxa, adorei teu blog. Vou aqui dar umas lidas nos outros posts! :)

Beijãão :*

Jéh ღ disse...

Acho que antes de analisarmos alguma coisa temos que pensar duas vezes, primeiro: no que a nossa personalizade, o nosso gosto e a nossa cultura influencia. E segundo temos que olhar o todo e analizar com os olhos de uma pessoa que quer ser surpreendida com algo que não concorda...
Como o que vc falou dos homosexuais se beijando na rua, mais se eles explicassem antes o pensamento deles e o amor que eles sentem, poderiamos até entender...

Bom, é complicado, nem eu entendi o que eu escrevi direito...rs


beijos taah

Carô disse...

Adorei o post, tu escreve muito bem :)
beijo :*

Fernanda disse...

Olá Tatah,
obrigada pela visita e comentário no meu blogue.

Muito interessante o seu post, esse exemplo do filme foi muito bem achado, para explicar o seu ponto de vista.
Uma frase que eu digo muito aos meus pequenos é" ficar no lugar do outro"; tudo muda com essa perspectiva, não é?!

Bom fim de semana!

Beatriz Cavalcante disse...

ameei amor! o template e tudo beem legal o desing, hm.. quero morangos sim! :D

clah disse...

Tá legal, vamos lá. Eu sou bastante chata e em 90% das vezes eu não gosto do blog que eu entro. A pessoa pode escrever bem, pode ser um assunto legal e tudo, mas inevitavelmente algo vai me irritar. Eu acabo sempre achando as avaliações super superficiais e banais, e as opiniões expostas extremamente... clichês. Senso comum.

Eu entrei no teu blog sem nenhuma pretensão. Entrei por curiosidade, pra ver quem tinha comentado no meu. E li (por enquanto) só esse post - mas me deixou sem palavras. Tu tratou, de forma simples, de assunto extremamente complexo - e, mesmo tratando de forma simples, não fez uma avaliação banal. Adorei - e garanto virar leitora assídua do blog. Pouquíssimas pessoas demonstram ter uma visão tão próxima da realidade - justamente pelos motivos que tu explicitou nesse teu post.

Enfim. ADOREI. Parabéns (:

Carla Rosenvelt disse...

Isso me lembra aquela cena de alguma novela da globo em que o cara batia na mulher por que ela o traiu. [eu não vi] Isso é pra que nós pensemos que alguma coisa justifica uma surra numa mulher? Bem, eu sou um pouco menos moderna do que isso então! (: