quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

É grave a atual situação educacional brasileira...

1-Leia a tirinha abaixo e responda as questões:





a)A tirinha é um exemplo de texto narrativo.Identifique os elementos da narrativa a seguir:


Enredo: É a história


Personagem: Uma menina e o macaco


Ambiente: quadrinhos, quarto


Tempo: arcaico


-------------------//---------------------


Essa foi uma das questões de uma prova de Língua Portuguesa do 1º ano do ensino médio (é isso mesmo, não é da 1ª série do ensino fundamental, se bem que parece.) da rede pública. Um absurdo!


Onde que essa criatura viu um macaco na tirinha?Porque mesmo que ela tivesse confundido a Mafalda com um macaco, ela foi clara na resposta:"uma menina e o macaco"!Se a Mafalda supostamente seria o macaco, qual seria a menina?O pai dela, que aparece na cama deitado?Ou a própria Mafalda, que é o macaco?(Hã?).É, eu sei que isso é extremamente confuso.


O enredo é a história.Hum, tá..Mas que história?Do que ela fala?Acho que tal "criança" nunca leu na vida, isso é triste...


Tá, o ambiente é o quarto, mas pra que a criatura colocou os quadrinhos no meio?(que na verdade são conhecidos, no caso, como tirinhas?).


Tempo:arcaico.Essa foi dose...se tal pessoa não sabe nem diferenciar uma garota de um macaco, como sabe o que significa arcaico?Foi decerto cola, pegada de alguém inteligente, ou pior, alguém que tenha ouvido tal palavra e que nem saiba o que ela significa.(!)


Pois é, não adianta somente culpar os professores e o governo. O caso é grave, e muitos alunos da rede pública, como não têm de pagar escola, não estão "com peninha" dos pais, na verdade não estão nem aí.Claro que existem as exceções, aluno bom tem em todo lugar, prova disso foi a menina que gabaritou o ENEM 2007(pois é, ela era da rede pública).Mas pode melhorar muito, o aproveitamento das escolas(e não só a pública) está caindo o tempo inteiro, o que está havendo?

16 estórias:

adla disse...

Huahuahauhau, pois é... realmente nao há nenhum macaco na tirinha..
o problema nao está so nas escolas.. o pior sao os alunos q nao qrem. uma triste prova de que tem gente q nao dá valor pro conhecimento.

adorei as postagens. vi as 3 ultimas e adorei. como sempre vc escrevi mtu bem e se expressa mtu bem.
bju

Cih disse...

Falta uma concordância não no português rs mas entre alunos e professores, a educação decaiu pq a relação entre eles mudou,falta respeito,consideração,e força de vontade de ambos.
Obrigada por passar no meu blog!!
Volte sempre!Tem post novo viu??

bjoss

jessica disse...

krambaaa!!! realmente os alunos, as escolas... afinal td sistema educacional brasileiro está kda vez pior. Na verdade, as escolas pioraram ainda mais após essa lei do governo de não reprovar os alunos. Assim hj temos alunos q terminam o 2 grau e não conseguem entender o q estão lendo. Esses são os novos semi-analfabetos!!! pow adorei suas críticas e comentários tailany, estamos precisando de uma revolução no sitema educaconal URGENTE!!! Mas essa falta de interesse dos alunos pode ser provocada tbm por falta de dedicaçao dos professores!!! Pois as melhores aulas são aquelas dadas por profs q demonstram amor pelo seu trabalho!!! vlw!!!

Jarbas disse...

prefiro não comentar...

Monica disse...

HAHAHA
A gente ri pra não chorar dessas pérolas.
;**

Robbie Jacks disse...

já não dizia o Lulu Santos que é assim que caminha a humanidade? Pois é...

Ana Luiza disse...

Por isso que o Brasil não vai para frente... uaehuaeae
E o ENEM ano passado estava uma piada também, né ¬¬

Jhé Cruz disse...

antes a gente culpava um ou outro, agora esta mais do que claro que todo mundo é culpado.

V. disse...

Seria cômico se não fosse trágico.
E muito!

Favoritei o seu também. :)
Obrigada pelo comentário, será sempre lembrada como a moça do 1º comentário =~)
euaheua :*

Joana disse...

em primeiro lugar: existem escolas públicas, e escolas públicas ok?

aqui no rio você encontra umas que são mil vezes melhores do que escolas particulares, mas na grande maioria o ensino é uma porcaria mesmo.

e na boa, existe gente que não está nem ai sim, como também existe em colégios particulares, mas dai julgar o baixo nível de educação dos alunos de rede pública e dizer que é culpa deles próprios, é simplesmente querer fechar os olhos para a verdade.

como você sabe, que esse estudante ai, por exemplo, não está nem ai? você sabe se o professor dele o deu condições para responder uma questão dessas? já vi gente se formar em colégio público sem nem ao menos saber ler direito, quem dirá, interpretar uma tirinha da mafalda.

tem pai que coloco o filho em colégio público para não ter que se preocupar em pagar colégio particular, mas tem condições, por exemplo, de dar uma bom exemplo e boa formar em casa. até mesmo com livros etc

agora a grande maioria desses estudantes está fudido. sem um bom exemplo em casa, sem boas condições e o lugar onde ele deveria ser motivado a aprender (a escola!) parece não estar nem ai para ele.

o buraco é beeem mais em baixo.

Karla disse...

Com a palavra, a tal professora.

Bem, a situação é caótica. Antes de rir, dá vontade de parar, contar até dez, pensar e enfim... Repelir qualquer tipo de pensamento negativo, principalmente porque eu conheço a criatura que respondeu tais barbaridades.
Sim, e o pior de tudo é que foi cola. Não sei de quem, mas há algumas provas com respostas semelhantes a essas aí de cima.
Tive o desprazer de presenciar esse "desastre" e sinceramente não me culpo. Resultado? Reprovação, sim! Será que é tão difícil ler um livro de literatura durante um bimestre e seguir o roteiro de perguntas para identificar em tal livro, elementos como: personagens, enredo... Enfim... Elementos da Narrativa.
A verdade é que poucos tiveram o interesse de ler um livro paradidático durante o ano! Oficinas de Leitura? Sim, aconteceram!E muitas. Leitura de crônicas na biblioteca? Também!
A verdade é que não basta só os professores quererem, insistirem... Se em casa não há ninguém que dê exemplo, se o trabalho às vezes é pesado e atrapalha os estudos, enfim, há "desculpas e desculpas", mas sempre existe a noite e o fim de semana para aqueles que querem ter uma vida melhor. Encaro isso como uma questão de [falta de]maturidade. Podem criticar, afinal só quem convive sabe.

Acho que a Tailany deve saber o que escreve, e escreve muito bem por sinal.

Pri Souza disse...

Jesuuuuuusssss salva!!!


tô procurando o macaco! juro que tô!!!! é tirinha do tipo encontre o 7 erros? só pode!!! rs....

**respondendo:? sabe quando vc está namorando que cria apelidinhos únicos? ou usa algumas girias próprias do casal? ai vc termina passa um tempo e vc vê o ex usando "nossas" gírias com outra pessoa?

naty disse...

é dose mesmo.. hohoho mas minha professora de redação disse que não adianta ir numa escola publica e querer explicar tudo bem direito, porque os alunos não absorvem ou não estão nem aí.. e ainda tem os professores que ao invés de dar aula pra eles mandam copiar texto da pagina 13 a 789 , aí ninguem aprende nada mesmo..

Patetiica disse...

oieaEaioehoiaHEOIHOIEahiooAIEHO
gzuiz O:
as pessoas não estão nem aí para o futuro o.o
como eu digo que não há falta de emprego, quem quiser dinheiro pode muito bem ir carpir um quintal, ou qualquer coisa do tipo..
é só correr atrás..
mãs quem disse que o povo quer? muitas pessoas não querem nada com nada .-.
incrivel O:

Existem países que não há escola particular, porém o ensino da escola pública é igual ao da escola particular..!

Basta querer, e nisso que vce mostrou está claro que muitas pessoas não querem, o que é lamentável para o nosso país :/

beijos

Ana Ligia disse...

Tay, primeiro quero lhe parabenizar por esta postagem,acho que foi uma das melhores que já li.
Bom... acho que não dá pra eu dizer mais nada além do que já se tenha dito aqui.
A situação da ensino público no Brasil tá feia mesmo,o governo não investe em infra-estrutura nem em capacitação para os professores.E quando algum professor de boa vontade tenta ajudar a mudar a situação ainda existem criaturas, como a que respondeu essa questão, que não querem nada com a vida.E alunos que não querem nada da vida,ou acham que tudo cai do céu,tb existem na escolas particulares,o que faz com que o educação brasileira em geral entre em decadência.
E é por causa disso tudo(e talvez até mais) que ainda vamos ver muitas pérolas como a dessa questão.

*Talitinha disse...

Gostaria de notificar que seu texto e os comentários que a ele seguem foram bastante úteis em uma pesquisa minha para trabalho escolar. Deixo os meus parabéns, afinal, fora algo bem redigido. E é sempre bom saber como pessoas como eu se sentem a respeito da educação brasileira.
Vale ressaltar que o sistema avaliativo no Brasil é voltado mais para valores numéricos do que para saber se a população sabe ou não de algo (principalmente os provões aplicados na rede pública de ensino).
E realmente, a culpa não é unica e exclusivamente do governo, é algo muito mais profundo, cheio de minucias, coisas delicadas.
Para melhorar a educação, teria de ir de encontro a raiz do problema. O que se encaixa em mudar uma cultura, retirar preconceito e coisas injustas, que uma vez enraizadas numa sociedade, dificilmente mudadas.
Talita