quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Ser invisível ou glamourosa, eis a questão!




Vivemos num mundo em que passar despercebido é uma das coisas mais temidas, principalmente entre nós, mulheres.
Porém, algumas conseguem dar a volta por cima, como Andy Sachs, no filme "O Diabo Veste Prada". Cansada de ser zombada por causa de suas combinações horríveis com roupas predominantemente marrons, se rende à moda, para se sentir mais bonita e à altura das suas colegas de trabalho. Assim, ganha a confiança da sua chefe, não só por conta da beleza, mas que ela ajudou, ah isso é verdade!
Em contrapartida temos a Macabéa, personagem de Clarice Lispector em "A Hora da Estrela". Segundo o narrador Rodrigo S.M., ela "é uma peça que não faz falta à engrenagem do mundo". O visual de Macabéa é o pior possível: usava combinação à noite e saia e blusa de dia. Não era muito higiênica, e em seu trabalho por vezes sujava de cachorro quente as folhas que datilografava diariamente, por não se lavar direito. Ela sabia pouco sobre si e não se cuidava, também não tinha ninguém que a ajudasse nesse sentido.
Aí é que entra o status: 1.posição social 2.conjunto de direitos e deveres de uma pessoa, que a caracterizam em sua relação com outras. Falo então de status no seu 1º significado. O status social.
A Macabéa era pobre, e isso é fato. Mas ela tinha algo especial: não sabia quase nada sobre si mesma, e achava que desejar algo pro futuro era um luxo. Uma pessoa assim não chega a almejar nenhum crescimento para sua existência.
Já a Andy Sachs luta para crescer profissionalmente e se tornar uma mulher mais sexy e bonita, pois isso conta muito para ajudar alguém a ter status. Ou você vai negar que alguém rico e mal-arrumado não é ridicularizado? Então, as macabéas da vida bem que poderiam lutar mais por mudanças (sejam elas intelectuais ou visuais), para conquistar algum status. Ele não é tudo, mas ajuda um bocado a ter uma vida melhor. Andy Sachs, ex-macabéa, que o diga.

Pauta do Blorkutando

12 estórias:

Mary West disse...

Olha acho que tem momento p/ tudo. Mas com muito dinheiro eu bem que seria um pouco exbicionista.

Jarbas disse...

dinheiro é bom... e com dinheiro compra-se coisas. coisas essas que podem a [nos] fazer glamourosa[s].
mas tem gente, que não nasceu para a coisa. não tem jeito! =)

/natalinha disse...

Não fiz a pauta dessa semana amiiga. Não achei nenhum feeling pra escrever ...

Beiijoos =*

Yasmin disse...

status é uma seleção natural,mesmo com a roupa mais cara do mundo,sabe não importa muito o que os outros pensam,temos que nos vestir por nossa causa.bjo

Cammy S. disse...

Vivemos num mundo onde todo mundo fala das belezas de dentro,mas julga pelo que vê!

Lih disse...

adorei aqui!!!.... adorei o template...rs

bjossssssssssss

GUILHERME PIÃO disse...

As pessoas se preocupam muito com a aprência..etc..etc, não devia ser assim, para chamar a atenção é só ser autentica...original...simples...
Abraços

Camilla disse...

Nossos textos ficaram bem parecidos haha

Beijos

marina. disse...

Concordo com a camila siqueira, sempre falamos primeiro com a pessoa melhor vestida. até para pedirmos informaçoes. É meio preconceituoso, e, ao mesmo tempo, instintivo. Até a pessoa mais cabeça aberta faz isso. tempos que ir a luta contra esse tipo de instinto, mas, tudo fica melhor com uma roupa apresentavel, não vou negar.

beijos ;*

Georgia disse...

Tatah, vc acredita que eu tenho o filme da Macabéis aqui comigo, kakakakkaka.

Tem um tempao que nao o assisto. Mas olha, que ela chega a ser hilária, viu. Mas acho fantástico que ela nunca pensou sobre isso e viveu feliz!!!

E viva a Clarice que escreveu um personagem fantástico.

Abracos

Eliana Gerânio Honório. disse...

Vim ver a blogagem.
Um abraço.
Adoro morangos!

Eliana Alves

Jerri Dias disse...

É verdade, até podemos entrar nesse jogo, mas uma vez lá dentro podemos mudar as regras deixando de julgar as pessoas pelas roupas que elas vestem.
Infelizmente, eu conheço gente bem vestida totalmente sem-cárater. E não estou falando de adolescentes.