sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sim ao Halloween! Sim ao Carnaval Pernambucano!


Acho o Halloween uma festa mágica, e tem tudo a ver comigo, já que sou meio mística e também brincalhona. Seria legal bater nas portas dos meus vizinhos pedindo "doces ou travessuras", parte dessa cultura que, apesar de não ser original, é engraçadinha e marca a festa nos EUA. Sei que vem de fora, mas isso nunca me impediu de gostar do que é brasileiro, do que é pernambucano, principalmente. Eu nunca fui muito de dizer que o que é feito no Brasil é melhor ou pior a outra cultura, porque acredito que não é isso que traz superioridade a um povo. E há superioridade entre os povos? P'ra mim isso não passa de uma grande farsa.
Não tenho medo de julgamentos, porque quando se inicia o Carnaval, lá estou eu, brindando a cultura brasileira, brindando meu estado, minha cidade. Falo do Carnaval por ser, na minha concepção, a maior expressão da alegria do povo pernambucano. Eu fico contando os dias p'ra ele chegar, e aproveito o pouco que posso dele curtir. Tá, o frevo e o maracatu podem ter surgido em outro lugar, o Carnaval tem em todo lugar do país, talvez alguns lugares do mundo, mas nada é igual ao Carnaval pernambucano! A cidade muda, a festa nos quatro dias é mágica e democrática: tem frevo, maracatu, MPB, rock, e ah...os blocos de Olinda! Eu mesmo não penso em passar o Carnaval em outro lugar, porque o daqui p'ra mim sempre foi suficientemente bom.
Voltando ao Halloween, ele foi criado pelos celtas e não pedia que ninguém se fantasiasse de bruxa ou comesse guloseimas. O objetivo era celebrar o começo do inverno e celebrar o espírito dos mortos.
Na região da atual Irlanda, há aproximadamente 2 mil anos (data estimada pelos historiadores), os celtas comemoravam seu ano novo em 1º de novembro, data que também marcava o fim das estações quentes do ano. Eles acreditavam que, na véspera, chamada de “Samhain”, o mundo dos vivos e dos mortos se mesclava. A festa do “Samhain” incluía o sacrifício de animais e uma grande fogueira em homenagem aos mortos. O cristianismo é que teria injetado o ar “diabólico” ao Halloween, já que associava espíritos e fantasmas ao paganismo e ao mal. Mas a festa originalmente não tinha a intenção de ser assustadora, e sim uma celebração, segundo explicou Jack Santino, professor de Cultura Popular dos EUA e autor do livro “Halloween and other festivals of life and death” (Halloween e outros festivais de vida ou morte).
“O Halloween como o conhecemos hoje vem da época em que os missionários cristãos tentaram mudar as práticas religiosas dos celtas”, analisa Santino. Para substituir a festa pagã do “Samhain” por uma comemoração cristã, a Igreja Católica determinou que o 1º de novembro seria o Dia de Todos os Santos (All Saint’s Day), também chamado de All-hallows. A véspera, portanto, era chamada de All-Hallows Eve, que depois virou Halloween.
Gostosuras ou travessuras
A festa se popularizou nos EUA com a chegada de um grande número de imigrantes irlandeses, no século XIX, e a ela foram agregadas diversas novidades. Uma delas é o uso de fantasias. Já que os celtas acreditavam que, na noite de 31 de outubro, os espíritos dos mortos vagavam junto a fadas, bruxas e demônios, estes acabaram sendo os temas mais comuns dos disfarces de Halloween. A tradição de “gostosuras ou travessuras” também pode ser creditada aos celtas, que costumavam oferecer comida aos espíritos do Halloween para aplacá-los e para indicar-lhes o caminho das casas de suas famílias. Mas essa não é a única explicação. “Também acredita-se que a idéia de fazer com que as crianças pedissem doces de porta em porta nasceu nos EUA, nos anos 1930. O objetivo era dar às crianças uma participação no Halloween mas evitar que elas ficassem nas ruas fazendo bagunça”, comenta Santino. As abóboras ocas e recortadas, outro ícone do Halloween, são tipicamente norte-americanas. “Uma lenda celta dizia que um espírito que não conseguia ir nem ao céu nem ao inferno usou uma lanterna para guiar-se. Os irlandeses, ao imigrar aos Estados Unidos, conheceram as abóboras e perceberam que, ocas, elas também funcionavam bem como lanternas e continuaram assim a tradição”, diz Santino.
Diante de toda essa informação sobre o Halloween, sempre me identifiquei com a festa. Não sou bruxa, mas como já disse, tenho algo de místico, acho muito legal a festa do Halloween, e o seu real significado é sim fabuloso. Isso nunca me impediu de curtir o Carnaval, nunca me fez odiar nada da cultura nacional. Afinal, essas culturas convivem pacificamente, pelo menos na minha vida. Um bom Halloween para todos!
Quer ver mais textos da Blogagem? Visite o blog: http://omesmo.blogspot.com/

18 estórias:

Jarbas disse...

halloween é tendência...

Georgia disse...

Oi Tatah, esse é o principal parecer desse tipo de festa. Para quem gosta, um prato cheio.

"É chegado o tempo

para a dança das bruxas,

e as assombrações de longe e de perto

se reunirão e festejarão,

porque Halloween está aqui !

As comemorações da véspera do Dia de Todos os Santos, são o remanescente mais popular dos costumes druidas e celtas.

O Festival Celta do Samhain, acontecia no 31 de Outubro, quando tanto os bons como os maus espíritos, percorriam a Terra.

Samhain era o Senhor Celta da morte e governava todas as forças das trevas, permitindo que as almas dos mortos voltassem aos seus lares terrenos.

Por ordem dos druidas, nesta data deviam apagar o fogo de suas lareiras, pois mais tarde ascendia-se uma Fogueira Sagrada, e as lareiras eram reanimadas com os carvões das cerimonias comunitárias."

Quanto a este tipo de festa, estou realmente fora. Há muitas outras coisas bonitas e interessantes nessa vida para se viver.

Abracos

LIno disse...

Não acho que gostar do que vem de fora seja um problema, pois também gosto. Mas defendo a valorização do que é nosso, ligado umbilicalmente ao Brasil. E este não é o caso do halloween.

Mikasmi disse...

Aqui em Portugal não importamos o hallowen.

Só os miúdos nas escolas primárias e infantários comemoram.

Mas acho normal que goste, é uma festa divertida.

Abraços

luzdeluma disse...

Tatah, também encaro o dia das bruxas como apenas uma brincadeira, nao faz parte da minha cultura e aqui no Brasil não tem essa de "istico" - como festejar um advento natural se a própria natureza não contribui, louco isso!! Mas vale fantasiar, cair na festa e dançar a noite. E pra muita gente tá sendo ótimo aqui no Brasil, caí em véspera de feriado!! Beijus

Talma disse...

Tatah querida, obrigada pelo comentário lá no blog.
Sabe, eu não sou contra o Halloween, acho bonito, respeito a cultura dos outros. Acho que em casa você faz o que quer, veste o que quer, come o que quer, ouve o que quer.
Meu questionamento se refere ao fato de que estamos importando isso nas escolas, sem nossos pequenos saberem nem a letra do Hino Nacional.
Beijocas!
( meu marido se chama Santini)

Osc@r Luiz disse...

Oi Tatah!
Seja sempre bem vinda.
Blogagens coletivas nos dão o privilégio de conhecer pessoas como você e só isso já vale a pena, independente do tema a ser abordado.
As portas do meu humilde bloguinho estarão sempre abertas para recebê-la.
Obrigado pela visita.
Um beijo.

disse...

Obrigada pela visita minha querida!
Seu post está perfeito e concordo com suas palavras.
Beijos grandes e apareça mais lá em casa, minhas portas estão sempre abertas para todos que gostam dde casa vó.
Vovó Rô!

.a nega do neguinho. disse...

Como eu NUNCA comemorei o haloween, sou suspeita pra falar do tal evento...
mas...


Boas festas!

Fernanda disse...

olá Tatah,
obrigada pela vista e comentário no meu blogue.
Gostei muito do seu post; muito esclarecedor, deveria ser lido por todos, a fim de desmisitificar essa ideaia que o Halloween é um ritual satânico. Essa é uma questão, outra é sobre a importação de tradições alheias, se é correcto ou não.
Bom fim de semana para você.
Beijos de Portugal.

Leonor Cordeiro disse...

Tatah, acabei de ler o seu comentário e fiquei feliz com a sua chegada na blogagem coletiva HOJE É DIA DE CECÍLIA.
Obrigada por participar .
Vamos enfeitar a blogosfera com os lindos poemas da Cecília !
Grande abraço!

lavanderiavirtual disse...

Boa-tarde, Tatah!

Pois é, também acho salutar a troca de idéias, de conhecimento, de cultura inclusive.

Gostei do seu ponto de vista sobre o halloween e também respeito seu gosto pela festa. Mas é bom saber que também não se deixa levar apenas pelas tradições e festas importadas, curtindo e valorizando as nossas tradições. :-)

Também sou contra radicalismos exacerbados, pois podemos assimilar muita coisa boa que vem de fora. Só para deixar claro para os demais leitores que por aqui passarem: pelo que entendi, o Ronaldo quis, com a blogagem coletiva, apenas nos alertar que não devemos festejar tão somente as tradições estrangeiras e esquecer da nossa rica cultura, dando mais visibilidade ao que vem de fora. :-)


Obrigado pela presença!
Beijos!
Juca

Vanessa disse...

Como vc leu no meu texto , não sou muito de halloween, mas entendi seu pto de vista.Não posso discordar de pernambucanos pq tenho ouvido muito uma orquestra de frevo chamada Spok, bom demais. :-) Bom post o seu .

bj

*Renata disse...

Que bom que gostou do texto!
Foi bem legal participar da blogagem coletiva, né?!
Ótimo final de semana!

Zek disse...

E aí, bacana teu blog, valeu pela visita.... a blogagem coletiva foi muito legal ja que mostrou diversas opinioes e pontos de vistas diferentes!!!

PS : Eu não tinha me ligado na linguagem do meu blog mas sera mudada e breve, obrigado

Lys disse...

Oi Tatah ! Muito legal conhecer seu ponto de vista sobre a festado halloween.

Eu participei da festa por dois anos enquanto estive na Inglaterra e lá tudo fazia o amior sentido.

Acho que não há nada de mal em gostar das coisas que vem de fora. A festa do Halloween é algo admirável com certeza, no entanto, não podem ser incluídas nos colégios das crianças como uma festa nacional, porque não o é. Certo ?

Adorei conhecer seu blog ! Isso é muito legal nas coletivas não é mesmo ? Pessoas diferentes, com pontos de vista diferente, mas compartilhando as idéias de forma saudável !

Um beijão
Lys

Ana Luiza disse...

Mas e o Dia do Saci, ninguém comemorou? Na minha faculdade teve festa! aheuaheae


Beijoo :*

YOKO disse...

Oi! Concordo com tudo o que você escreveu, conhecer outras culturas e claro, apreciar a nossa é sempre válida! Também participei da Blogagem Coletiva e adivinha qual foi o meu assunto? Carnaval!Carnaval no Japão, país onde moro há alguns anos. Li o seu perfil, estou torcendo para que consiga realizar seu sonho de virar escritora viu? bjs

Aprendendo a Língua Japonesa