quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Os vários conceitos de tradição

Diz o dicionário:

Tradição, s.f. Transmissão oral de lendas ou narrativas; transmissão de valores espirituais de geração em geração; conhecimento ou prática proveniente da transmissão oral ou de hábitos inveterados; recordação; memória; costume, uso.

Dizem alguns jovens (eu me arrisco até a dizer que é a maioria):

Raquel: Vamos p'ra balada, Marie!
Marie: Não posso! Meus avós estão comemorando bodas de ouro e eu tenho que ir. Sabe como é, tradições de família, uma chatice só!
Raquel: Ai, que saco! A festa não será a mesma sem você, amiga!
Marie: Se você ficar fazendo drama vou ter ainda mais vontade de ir p'ra essa balada. Eu só vou p'ra essa "festinha familiar" porque minha mãe me obrigou. Aliás, ela já está aqui gritando que eu me arrume logo. Manda um beijo p'ra galera, e divirtam-se!
Raquel: Tá, amiga!! Depois eu conto as novidades!

Eu digo:

Será que a tradição é algo tão repugnante como falam alguns jovens ou deve se manter intacta segundo os mais experientes?
Particularmente acho que as tradições são importantíssimas. A vida se moderniza, no entanto não podemos deixar de olhar de onde viemos e no que acreditamos. Nossos hábitos e costumes são partes integrantes da nossa essência, e por mais que mudemos, esses aspectos, apesar de não-imutáveis, perduram em nossa existência.

Pauta do Blorkutando

0 estórias: