domingo, 29 de março de 2009

Sobre correntes por e-mail e imposições religiosas

Acredito que tem pouquíssimas coisas que acho mais insuportáveis no mundo internético do que correntes. Eu simplesmente ignoro.
Só que excepcionalmente hoje li uma que recebi de uma colega que fez cursinho comigo ano passado, sobre Deus. Falava como pra nós era pouco gastar 10 reais no shopping e como parecia muito entregar esses mesmos 10 reais na igreja. E mais alfinetadas do gênero. Aí me peguei pensando...
Cheguei a alguns questionamentos: pra quê mandar corrente por e-mail??????????????? Não há nada mais irritante do que isso. Se fosse algo interessante que valesse à pena ler, mas não, geralmente o conteúdo é algo que vai nos irritar profundamente (mais ainda do que as trocentas interrogações que pus no início desse parágrafo...), algo que alfineta até a nossa alma e nos faz fechar a página sem titubear. Eu não me sinto culpada de nunca responder nem enviar para outros que ainda não receberam (e por isso ainda não se irritaram).
Sério gente, é muita falta do que fazer! Nos dias de hoje, tem outras maneiras legais de disseminar boas (e más, afinal não vivemos num conto de fadas da Disney) ideias. Abra um blog, um podcast, um site, escreva para uma rádio, divulgue no twitter, MySpace, qualquer lugar onde tenha pessoas que possam gostar e aderir às suas ideias! Agora é chatíssimo ficar recebendo e-mails corrente com ameaças a quem não quer responder!
Agora, depois dessa corrente cristã que recebi passei a pensar em algo ainda mais sério (e que nem tem muito a ver com a tal corrente, mas eu pensei): há grupos de "evangelizadores" que saem daqui da minha cidade (e certamente de muitas outras do Brasil e do mundo) para a África para converter africanos ao cristianismo. Putz!
Se eu já acho absurdo impor religiões e crenças aqui no Brasil em que a maioria da população é cristã, imagine lá onde os africanos tem outro tipo de crença? Absurdo. Não se pode chegar em outras nações tentando impor "o bem". Por que o bem pode ser bem pra você, e pra eles? Não seria mais fácil, democrático e respeitoso se todos nós procurássemos antes de tudo entender as culturas que diferissem das nossas, e tentássemos uma integração?
Pra maioria não seria fácil não, porque sempre o que se acha é o correto... Quase todo mundo pensa assim: "MINHA religião é a correta, a SUA é avessa, portanto não é o bem."
Diante disso, eu só tenho mais uma coisa a dizer: se danem os imbecis que tentam impor culturas para os outros, isso é deprimente! Cada povo tem suas histórias, cravadas até cada limite dos seus territórios, não dá pra arrancar isso!!! E se é provado que o lugar que moramos nos traz emoções, sentimentos que só quem mora ali saberá explicar, nos traz uma cultura talvez divergente das demais, pra que querer essa "unidade" que nunca se formará? E sabe por que nunca se formará? Porque a verdadeira unidade entre os povos só será possível com o respeito, no qual culturas diferentes convivam sem combates.

0 estórias: