domingo, 14 de junho de 2009

Mudanças


"Alice pegou o leque e as luvas e, como o saguão estava muito quente, ficou se abanando durante todo o tempo em que continuava a falar: "Meu Deus, meu Deus! Como tudo é esquisito hoje! E ontem tudo era exatamente como de costume. Será que fui eu que mudei à noite? Deixe-me pensar: eu era a mesma quando me levantei hoje de manhã? Estou quase achando que posso me lembrar de me sentir um pouco diferente. Mas se eu não sou a mesma, a próxima pergunta é: 'Quem é que eu sou?'. Ah, essa é a grande charada!" E ela começou a pensar em todas as crianças da sua idade que conhecia para ver se não poderia ter sido trocada por alguma delas." (trecho de Alice no País das Maravilhas).

Me identifico muito com esse trecho (assim como com todo o livro), por ser bastante filosófico. Acredito que a cada momento, características que são nossas "morrem" e dão lugar a outras. Tudo bem que algumas coisas permanecem, mas estamos em constante mudança, o que quer dizer que quase tudo em nós muda.
Mudamos de visual, de perspectiva, de namorado(a), de estilos (musicais, moda, de vida), até mesmo a nossa essência é aprimorada. Não é que ela mude bruscamente. Ela vai se adaptando de acordo com as experiências as quais é submetida. Mudanças sempre são válidas. Elas te ajudam a prosseguir por caminhos mais fáceis, claro, quando as mudanças são pra melhor.
E já que toquei no assunto, quando alguém muda pra pior, o que acontece? Muitos acham que ela regride. Mas se olharmos por outro ponto de vista, veremos que muitas das nossas quedas nos fizeram aprender. E aprendendo, seguimos em frente. Fica claro que até mesmo as situações que achamos que não deveríamos passar de maneira alguma contribui para algo em nosso crescimento, sejam elas materiais ou espirituais. Porque é caindo que se aprende, aos poucos, a melhor maneira de levantar. Daí, a mudança vai nascendo.
E quem disse que mudar é fácil? Toda mudança nos faz sofrer, pois sempre nos "acostumamos" com certos valores e comportamentos, que não são modificados de maneira brusca: leva um certo tempo. Para alguns é um tempo longo; para outros, nem tanto. Precisamos, então, estar aberto às mudanças; pois mesmo que não queiramos, elas sempre virão. Resta-nos ter maturidade o suficiente para encará-las.

0 estórias: