quinta-feira, 23 de julho de 2009

Uma vida sem liberdade


"Acorda, amor
Eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão
Que aflição!
Era a dura
Numa muito escura viatura
Minha nossa santa criatura!
Chame, chame, chame lá
Chame, chame o ladrão, chame o ladrão..."
(Acorda, amor - Chico Buarque)



Eu acordei e via o caos. Greves, manifestações, um povo revoltado com a falta de liberdade de expressão. De outro lado, um povo alienado com o que os governantes diziam. Reprimendas dos militares eram comuns em todos os lugares.
Sempre fui revolucionária. Por dizer o que pensava, acabei sendo presa e sofrendo das mais variadas torturas. Nos anos que estive na prisão, escrevi 3 livros: um de poesias, um de contos e outro de crônicas. Todos eles continham a minha indignação não só pelo que eu passava, mas pelas atrocidades que eu via acontecer. Porém, algo sempre me fazia ver que tudo teria um final feliz. Pelo menos assim eu achava.
Notícias de parentes e amigos que morriam não paravam de chegar. Eu, mesmo triste, continuava firme. Aquela injustiça tinha que parar! Até que um dia, saí da prisão e encontrei o meu Brasil devastado. A economia estava acabada. Meus parentes e melhores amigos já não estavam aqui, portanto não tinha quem me recebesse. Apesar disso, ergui-me, nunca deixando de lado a ideia de que tudo ia melhorar. Segui em frente.

Anos mais tarde, publiquei meus livros e escrevi outros. Era sempre convidada para palestras sobre a ditadura, sobre liberdade de expressão. Todos me viam como uma pessoa corajosa, que apesar de todo o sofrimento conseguiu se manter de pé, sem titubear. Em entrevistas, muitos me perguntavam como eu consegui. Não há segredo: basta ter paciência e acreditar, ter amor à causa. Eu tive amor a minha e tudo deu certo, mesmo bem mais tarde do que eu imaginava.

Pauta do
Blorkutando
Tema: O tema desta semana é "E se Fosse Verdade?"

Se você acordasse amanhã em outra época, em outro tempo totalmente diferente do seu. O que você seria lá? O que está acontecendo neste lugar? Você era uma pessoa importante? Ou não? Estaria acontecendo um momento histórico? Uma tragédia? Você ajudou para isso terminar? Ou isso aconteceu por sua causa?Se é uma época no futuro, ou no passado, são vocês que decidem. Se é uma história real ou não vocês que decidem. Por exemplo: Vocês podem contar, que acordaram e tinham 35 anos, e como era tudo por lá. Ou podem escrever que acordaram na Idade Média no meio de uma guerra. Ou nos anos 50. Etc.

P.S.: Pauta difícil... mas hoje acordei com vontade! [Tô tão feliz, inspiração do amor!!]

0 estórias: