sábado, 31 de outubro de 2009

Dia das Bruxas, Blogagem Coletiva


Todo ano, no Halloween, é a mesma festa. Não, infelizmente quase nunca participo de festas realmente, mas o dia 31 de outubro é o meu dia preferido em todo o ano... *-*
Sempre gostei de coisas meio bruxescas, místicas. E como acredito piamente em reencarnação, não duvido que já tenha sido queimada viva em vidas passadas.
E o Halloween traz muitas polêmicas, não é mesmo? "Ah, porque não é uma comemoração brasileira!"; "É coisa do demônio!" (hã?), assim dizem muitos.
Nessa ânsia de valorizar mais o que é nacional, cria-se, em 2003, o Dia do Saci. Acho válido valorizar a cultura nacional. Mas não acho que o Halloween anule tal possibilidade. E nem ligo quando dizem: "Ah, mas nos E.U.A. eles não festejam nada de fora, sua boba!". Não se trata de um joguete para saber quem é mais nacionalista. Pelo menos pra mim, isso é muito mais uma questão de identidade. Sabe quando você escuta uma música, assiste um filme e sente que há algo em você que condiz com aquilo. Pronto, é o mesmo sentimento. Identificação, quando suas ideias "casam" com o que está acontecendo, é mágico!
Vou falar um pouco agora sobre a origem do Halloween, de toda essa tradição mística e belíssima, ao meu ver.

Raízes históricas do Halloween

Criada pelos celtas, a celebração essencialmente não pedia que as pessoas se fantasiassem de bruxas e comessem guloseimas. O objetivo era celebrar o início do inverno e o espírito dos mortos.
Na região da atual Irlanda, há aproximadamente 2 mil anos (data estimada pelos historiadores), os celtas comemoravam seu ano novo em 1º de novembro, data que também marcava o fim das estações quentes do ano. Eles acreditavam que, na véspera, chamada de “Samhain”, o mundo dos vivos e dos mortos se mesclava. A festa do “Samhain” incluía o sacrifício de animais e uma grande fogueira em homenagem aos mortos. O cristianismo é que teria injetado o ar “diabólico” ao Halloween, já que associava espíritos e fantasmas ao paganismo e ao mal. Mas a festa originalmente não tinha a intenção de ser assustadora, e sim uma celebração, segundo explicou Jack Santino, professor de Cultura Popular dos EUA e autor do livro “Halloween and other festivals of life and death” (Halloween e outros festivais de vida ou morte).
“O Halloween como o conhecemos hoje vem da época em que os missionários cristãos tentaram mudar as práticas religiosas dos celtas”, analisa Santino. Para substituir a festa pagã do “Samhain” por uma comemoração cristã, a Igreja Católica determinou que o 1º de novembro seria o Dia de Todos os Santos (All Saint’s Day), também chamado de All-hallows. A véspera, portanto, era chamada de All-Hallows Eve, que depois virou Halloween.

Gostosuras ou travessuras

A festa se popularizou nos EUA com a chegada de um grande número de imigrantes irlandeses, no século XIX, e a ela foram agregadas diversas novidades. Uma delas é o uso de fantasias. Já que os celtas acreditavam que, na noite de 31 de outubro, os espíritos dos mortos vagavam junto a fadas, bruxas e demônios, estes acabaram sendo os temas mais comuns dos disfarces de Halloween. A tradição de “gostosuras ou travessuras” também pode ser creditada aos celtas, que costumavam oferecer comida aos espíritos do Halloween para aplacá-los e para indicar-lhes o caminho das casas de suas famílias. Mas essa não é a única explicação. “Também acredita-se que a idéia de fazer com que as crianças pedissem doces de porta em porta nasceu nos EUA, nos anos 1930. O objetivo era dar às crianças uma participação no Halloween mas evitar que elas ficassem nas ruas fazendo bagunça”, comenta Santino. As abóboras ocas e recortadas, outro ícone do Halloween, são tipicamente norte-americanas. “Uma lenda celta dizia que um espírito que não conseguia ir nem ao céu nem ao inferno usou uma lanterna para guiar-se. Os irlandeses, ao imigrar aos Estados Unidos, conheceram as abóboras e perceberam que, ocas, elas também funcionavam bem como lanternas e continuaram assim a tradição”, diz Santino.

Eu sempre leio sobre o Halloween e sempre me fascina mais. Enquanto a galera pira nos vampiros, adoro as mais variadas histórias de bruxas e bruxos. Não que eu também não curta a simbologia dos vampiros, mas essa é outra história...

Gente, acho que dei uma introdução até razoável pra essa blogagem, né? Tem pouca gente, afinal é a primeira que eu reúno. Mas se você, mesmo sem estra inscrito, se interessou, escreva sua opinião sobre o assunto no seu blog e me mande o link que posto aqui, com certeza! Esse será um bom dia de debates sobre o assunto, e o melhor, sem censura: seja você contra ou a favor, sua opinião enriquecerá a Blogagem!
Happy Halloween! :)

Textos dos participantes:

1. Anne, do blog Enchanted

"Não sei se vocês sabem mas eu sou apaixonada também por bruxaria *-* não no sentido ruim da coisa, até mesmo porque eu tenho uma opinião formada sobre isso, eu acho que a magia está em cada um de nós - de um jeito diferente é claro - Porém algumas pessoas usam para fazer coisas ruins e outras para fazer coisas boas, mas a verdade é que existe só um tipo de magia e cabe à você escolher.
Enfim, com esse clima todo de Halloween eu segui a idéia da Tatah de blogagem coletiva sobre o tema e resolvi fazer humildemente meu post dedicado ao assunto (:
A história do Dia das Bruxas começou com a tradição dos celtas, entre 600 a.C. e 800 d.C. Apesar do nome que é dado hoje, a festa não tinha nada muito a ver com bruxas, para eles o 31 de outubro era o mesmo que o 31 de dezembro é para a gente, tanto é que os celtas chamavam essa festa de Samhain¹ que era celebrado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro - e marcava o fim do verão, uma data sagrada - eles acreditavam que neste dia o véu que existe entre os mundos: o real e o dos mortos, ficava mais tênue."

Leia esse post na íntegra aqui.

2. Ciça Donner, do blog Uma Papachibé e sua Égua

Em um mundo ultra globalizado é uma babaquice sem tamanho ficar discutindo “Comemorar ou nao Halloween?”. Internet, rádio, televisao, revistas… o mundo está praticamente sem fronteiras. O acesso a outras culturas é infinito e vem bater na nossa porta.
Quando estive no Brasil em 2007 por essa época (oh saudade do cao!) uma escola de inglês lá fez uma super festa de Halloween com direito a concurso de fantasia e tudo. Tinha da Matinta Pereira a Bruxa, tudo misturado e agora o dia 31 de outubro também é o Dia do Saci… maninhos, que sacada!
Se é coisa do demônio… bom, mano, o Demônio deve ter coisa mais importante pra fazer nessa noite!

Leia o texto aqui.

3. Cih, do blog Coloridex

A minha proposta de post para o Halloween pretende ser uma brincadeira que fiz para mim mesma mas, que eu quero compartilhar com os leitores do coloridex.com.
Sinceramente eu não sou muito chegada nas origens da comemoração do Halloween mas adoro a idéia de poder ir à festas à fantasia nesta época do ano. Aqui no Brasil as customizações são mais puxadas para o terror, sobrenatural e afins. Em outros países, como os EUA, vale qualquer fantasia! O essencial mesmo é se jogar no clima das festas e soltar a criatividade.
Lembrando meus tempos de gótica-rebelde-sem-causa-roqueira-metaleira fiz fotos inspiradas em vilãs dos contos de fadas.


Imagens e texto na íntegra aqui.

4. Luiza, do blog Mad Strawberry

Docinho abóbora Halloween

Ingredientes

* 1 lata leite condensado
* 3 ovos
* 50g de coco desidratado
* 100ml de leite de coco
* 250g de açúcar refinado
* ½ colher sopa manteiga
* 3 colheres sopa farinha trigo(ponto de massa)
* Pasta americana branca e tingida com corante alimentício gel para decoração do docinho) ou fondant

Para ver a receita na íntegra, clique aqui.


P.S.: A medida que as pessoas forem postando, vou fazendo updates. :)
P.S.2: Não deixe de ler os blogs linkados, todos são maravilhosos!

16 estórias:

anne. disse...

Oi Tatah , acabei de fazer meu post sobre Halloween *-*, o seu tá suuuuuper completo, beijos beijos e bom dia das bruxas :*

Sakura disse...

Aloha!

Já vou postar, calminha!
hehehe
Amei essa blogagem coletiva!

Aloha!

Anna disse...

Ah, eu acho Halloween super legal e morro de vontade de passar um lá nos EUA só pra poder participar daquelas festas super legais!
beijos

Cih_colorex disse...

Tatah, meu link para o blogagem coletiva: http://nuvemcoloridah.blogspot.com/2009/10/blogagem-coletiva-halloween_31.html

Eu vou ler seu post mais tarde estou toda atarefa e cheia de compromissos! ;D
Prometo ler todos os links!
Kiss♥

babi lorentz disse...

nooossa, to achando tanta coisa sobre o halloween, que vou até transferir o que tinha pensado em postar hoje, pra amanhã. preciso participar dessa blogagem coletiva *-*. amei a ideia, de verdade. e acho super interessante ler sobre o halloween, assim como você.
realmente vampiros estão na moda, mas nunca dispensaria minhas histórias de bruxas. :D
beijos;
babi!

Camille disse...

Essa idéia foi muito boa. Li em alguns blogs, achei bem interessante como tudo surgiu. *-*
Beijocas

Luiza disse...

Hey Tatah! Aqui está meu post:
http://blog.mad-strawberry.org/2009/10/31/docinho-abobora-halloween/

Paladino disse...

oi tatah, prazer em conhece-la, mas um conhecimento sobre o halloween que obtive, seu blog e sua blogagem sao bonitinhos hehe^^, mas estar otimooooooooooo

Erica Ferro disse...

Ah, eu gostei de ler sua postagem sobre o Halloween.
Não gosto muito de assuntos 'bruxescos', porque sou frouxa mesmo.
Mas, no mínimo, acho muito curioso e interessante.

Beijo.

Thamy disse...

Docinhooo..parece ser uma delícia..

lepassionn disse...

Tatah que post demais menina, amei! *-*
Primeiro que to amando ler seus posts, mais esse gostei muito pela iniciativa com outras blogueiras!

Adorei seu post sobre o hallooween, esse ano não aproveitei e nem fiz nada, normalmente vou a festinhas ou peço doces pelo bairro...mais nem isso eu fiz! Vc fez algo?

beijosssss

Natália disse...

Nunca fui numa festa dessas também... beijos

Cih_colorex disse...

Tatah, post esta ótimo. As origens são um pouco macabras para mim como eu já disse mas eu adoro esse submundo que fica aberto à todos nesta data! Kiss e vou lá ver os outros links!

babi lorentz disse...

morri de falar que ia participar, mas fiz o favor de estragar o blog ontem e o deixei em manutenção até hoje mais cedo. agora to correndo pra responder comentários e ainda tenho uma porrada de coisa pra fazer. se amanhã eu me lembrar, posto sobre halloween. isto é, ainda vale? haha
beijinhos!

Thaís C. disse...

Acho Halloween tão fofo! Pena que não é tradição no Brasil! ^^

Sakura disse...

Aloha!

Minha flor, deu um pau no meu blog, ele ainda não aprendeu a agendar postagem... Seja o que for, acabei postando HOJE o que era para ter postado há alguns dias...

Desculpa!